O algoritmo do Threads não é um mistério só para quem eventualmente entra na rede social. Criadores de conteúdo profissionais que recebem bônus da Meta para postar na plataforma também acham o serviço confuso e até imprevisível.
O site Engadget conversou com fotógrafos e artistas plásticos que fazem parte do programa que mantém influenciadores digitais selecionados a partir de um pagamento mensal variável. Nas entrevistas, cada participante relata uma experiência diferente com a rede e até certa frustração com a divulgação de trabalhos.
No geral, os criadores concordam que o Threads de fato parece funcionar por uma lógica própria, com algoritmo que se diferencia do que é visto no X (antigo Twitter) e até em serviços da mesma empresa, como o Instagram. Isso pode ser positivo para atrair novos públicos, mas ao mesmo tempo dificulta o engajamento.
Afinal, o que funciona o Threads?
Para a fotógrafa Audrey Woulard, que foi uma das selecionadas pela Meta para atuar no Threads ao ter uma conta profissional no Instagram com 25 mil seguidores, a fórmula do engajamento tem sido responder postagens de outras pessoas.
Em vez de criar o próprio conteúdo, ela simplesmente comenta outras publicações e começa a aparecer no feed de outras pessoas. Várias dessas postagens sobre relacionamentos, criação dos filhos e política são as chamadas “iscas de engajamento“, que a Meta prometeu combater por serem formas artificiais de gerar números.
Isso tem funcionado para ela — não necessariamente para divulgar as fotos tiradas, mas para aumentar os bônus da Meta. Já o pintor Josh Kirkham volta e meia até viraliza, mas ainda não sabe como ou o porquê. “Algumas das vezes os vídeos que eu acho que irão bem não conseguem nada e vice-versa“, relata.
Outra fotógrafa, Logan Reavis, diz que gosta do Threads para divulgar o trabalho porque o próprio Instagram parou de ser atrativo, já que a plataforma agora prioriza vídeos. Ainda assim, ela também só consegue mais engajamento respondendo “iscas de engajamento” de desconhecidos.
O app do Threads já tem mais de 200 milhões de usuários.Fonte: GettyImages
Os criadores entrevistados acreditam ainda que o programa de bônus da Meta não deve mais durar muito tempo, já que o Threads recentemente completou um ano e outros projetos mais novos podem ser priorizados de agora em diante.